Agrinorte apoia projeto que leva eletricidade renovável a comunidade ribeirinha do Baixo Amazonas.

segunda-feira, Dezembro 23, 2019

Em Santarém, em apoio aos alunos de Engenharia Elétrica da Universidade da Amazônia, Agrinorte patrocinou a implantação da primeira turbina de energia eólica para o abastecimento de eletricidade à comunidade de várzea Pixuna do Tapará na região Oeste do Pará.

a

O projeto teve início no primeiro semestre de 2019, nas atividades inerentes ao curso de Engenharia Elétrica com os discentes do 6º semestre, na disciplina de Eletromagnetismo, ministrada pelo professor Márlison Sá. No momento, a iniciativa encontra-se na etapa de implantação. No dia 14 de Dezembro, alunos e voluntários iniciaram os trabalhos de escavação para instalação da torre. Após esta fase, os acadêmicos avançam para etapa de testes.

De acordo com Márlison, o plano foi baseado em três vertentes, que são elas: estudo e desenvolvimento do protótipo; estudo dos aspectos associados a comunidade e estudo e desenvolvimento da estrutura e instalação. “Entendemos que é fundamental que os nossos alunos integrem frentes de pesquisa científica, corroborando com os conhecimentos adquiridos em sala, porém proporcionando a estes a prática e a importância do retorno social.  O protótipo, após sua instalação, será objeto de pesquisa dos discentes, especialmente no que tange ao monitoramento da geração de energia e a otimização de turbinas”, frisa o professor. 

b      c

A primeira etapa do projeto visa abastecer a escola da comunidades e promover aulas noturnas as turmas de Educação de Jovens e Adultos – EJA, em um segundo momento, o projeto busca abastecer o Posto de Saúde da comunidade. “Sem dúvida é motivo de orgulho poder trabalhar em uma empresa que acredita no poder da educação para mudar a vida das pessoas, como colaborador da Agrinorte, me sinto parte de um projeto grandioso que vai muito além de vender maquinas aos nossos clientes. Temos um propósito muito maior” comenta o colaborador de Peças da filial de Santarém do concessionário Agrinorte que é aluno e voluntário do projeto, Deyvisson Feitosa.

 d

O Projeto teve apoio da concessionária de energia elétrica do Estado do Pará, CELPA com o fornecimento da torre; do Exército Brasileiro pela viabilização do transporte dos instrumentos até a comunidade, da Cosanpa, pelo fornecimento dos tubos de poliuretano de alta densidade para o desenvolvimento das pás da turbina eólica e da Agrinorte que forneceu placas de captação de energia solar para apoio e baterias para o armazenamento da eletricidade.

 

 



Share